domingo, 20 de julho de 2025

Os 40 anos de Crise nas Infinitas Terras

 


Clique AQUI para baixar


Em 2025 CRISE NAS INFINITAS TERRAS ESTÁ COMEMORANDO 40 ANOS. Se hoje em dia grandes eventos de quadrinhos de super-heróis que vão "mudar tudo para sempre" já viraram algo comum e causam bocejos, para os leitores de quarenta anos atrás essa série foi um choque. A Marvel tinha saído na frente um ano antes com "Guerras Secretas", mas este fora um crossover produzido apenas para vender brinquedos. "Crise" era bem mais ambiciosa: reformular o Universo DC inteiro, causando um relançamento da editora e renascimento de diversos de seus personagens mais famosos. 

Quando Crise foi lançada, personagens morriam pra valer. As vítimas de Crise ficaram mortas por muitos e muitos anos, antes da editora resolver jogar sua seriedade às favas e trazerem-nos de volta. E por isso Crise era tão mitológica. Nos anos seguintes e até hoje se usa as expressões "pré-crise" e "pós-crise" pra se referir a esses dois períodos de tempo do universo DC. A continuidade mudou completamente. E isso não acontecia toda hora (não naquela época). 

Ajudou muito também o fato de Crise ser bem escrita e principalmente maravilhosamente desenhada pela lenda George Pérez. Possivelmente até hoje nenhum mega-evento teve uma arte tão bonita, e por doze edições! Todos os personagens da DC se encontram aqui, desde "Anthro, o primeiro rapaz da Terra", até "Kamandi, o ÚLTIMO rapaz da Terra!". Mesmo se for um cameo, cada um deles deu a cara em Crise, afinal estamos falando da destruição do Universo! Por isso nenhuma adaptação pra outra mídia até hoje conseguiu fazer jus, porque estamos falando de CENTENAS de personagens.

Para comemorar a data, não podemos fazer muito que senão lançarmos a edição "millennium" publicada no ano 2000 para comemorar a vira do milênio pela DC Comics. Como sabem, o encadernado inteiro foi escaneado e se encontra facilmente na internet. Nós usamos esses scans, feitos pelo Eudes Honorato, com a inclusão de uma nova capa para divulgar uma nova versão em "HD" feita pelo "Mad Ken" e pelo "Absolute Jordan", do site Zona Fantasma, que também tem sido lançada no Baú da DC. De resto, essa millennium inclui um texto do historiador de quadrinhos Robert Greenberg, que traduzimos. Bom divertimento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário