domingo, 6 de julho de 2025

50 anos de Mark Shaw, o segundo Caçador!


 

Clique AQUI para baixar


Entre os "aniversários redondos" deste ano, está o de Mark Shaw, o segundo CAÇADOR. Com feito, fazia pouco mais de um ano que o Caçador Original, revivido por Archie Goodwin e Walter Simonson em Detective Comics havia morrido, e a DC pediu que JACK KIRBY recriasse o personagem, já que ele mesmo estivera envolvido na criação do Caçador original, Paul Kirk, lá em 1942. Então Kirby recuperou parte do visual original com algumas modificações, e abordou o conceito de sociedades secretas para explicar a origem do Novo Caçador. Sem querer, Kirby acabaria fornecendo as sementes de uma futura saga que seria publicada 13 anos depois chamada MILÊNIO. 

Apesar da data de capa ser agosto, e parecer que estamos comemorando o aniversário "adiantado", na verdade estamos "atrasados". Pois as datas nas capas dos gibis americanos eram de RECOLHIMENTO das bancas. A revista na verdade foi lançada em 22 de maio de 1975.

Essa revista já havia sido lançada anos atrás pelo Baú da DC, mas esse relançamento traz as páginas com arte restaurada pela própria DC (no que alguns gostam de chamar de qualidade "masterworks") e nós gostamos chamar de "edições remasterizadas". Esses arquivos foram publicados no Brasil pela editora Panini e escaneadas pelo Eudes Honorato do mitológico Rapadura Açucarada, ao qual acrescentamos o texto de Jack Kirby falando sobre o personagem que havia na edição original americana (e que a Panini não publicou), além de algumas propagandas da época, e edição das páginas pra deixá-las mais próximas do formato original. 

"Primeira Edição Especial" foi uma série lançada pela DC naquele mesmo ano com o objetivo de experimentar novos títulos de quadrinhos, sobre a velha regra de que "o que vendesse bem ganharia de fato sua própria revista". Infelizmente não foi esse o caso imediato do Caçador interpretado por Mark Shaw. No entanto, nos anos 80 ele retornaria ao papel de Caçador, justamente após a mencionada saga Milênio. Mas sua história começou bem antes, nas páginas desta edição, mostrando ele ser uma cria do visionário dos visionários, nada menos que o rei dos quadrinhos, Jack Kirby! Bom divertimento. 

Um comentário: