domingo, 13 de julho de 2025

Detective Comics 38 - A origem e primeira aparição do Robin original na íntegra!

 


Clique AQUI para baixar


Hora de comemorar mais um "aniversário redondo"! Em 2025 o eternamente jovem Dick Grayson está completando 85 anos, e vamos comemorar a altura com a edição INTEGRAL de Detective Comics 38, de abril de 1940, onde aconteceu sua primeira aparição. 

Diga-se bem que não se trata apenas da história de Batman com a origem do Robin, mas da edição inteira, com todas as suas 68 páginas, incluindo as histórias de outros personagens como Vingador Escarlate, Speed Saunders (o avô da Moça Gavião atual) e Slam Bradley, entre outros personagens que TAMBÉM fazem parte do Universo DC!

Resolvi enfatizar isso porque muita gente às vezes deixa passar despercebido nossas revistas, como da primeira aparição do Capitão Marvel, porque acha que já baixou essas revista, quando somente na verdade fizeram apenas a história com esses personagens populares, mas essas revistas eram bem mais que apenas 13 páginas! Até 1943 as revistas em quadrinhos americanas tinham em geral 68 páginas, ou seja, MUITOS quadrinhos. Embora seja louvável quem trouxe as primeiras histórias desses personagens para a internet brasileira, é preciso sempre deixar claro ao leitor se ele está ou não baixando na íntegra um gibi, não induzindo ao erro que as revistas só se tratavam de uma história curta de 13, 7 ou 6 páginas. 

Nossa prioridade, sempre com raras exceções, é trazer as revisas na íntegra, por mais trabalho que isso dê. Até os textos em prosa são traduzidos. É uma das razões também que optamos pelas edições da DC MILLENNIUM EDITION como base, uma série que a DC publicou no ano 2000 como forma de comemorar a virada do milênio, reimprimindo na integra as suas revistas mais importantes. Quando você vê o selo da "DC Millennium Edition" é garantia não só de reimpressão restaurada pela própria editora, como que contém todas as páginas originais do gibi, não apenas a história de destaque na capa. 

O resto a maioria de vocês já deve saber: o Robin foi o primeiro sidekick (parceiro mirim), e depois dele, a maioria dos heróis acabaria adotando também um jovem pupilo ao seu lado. Apesar dos "comentários maldosos" de gente que "só pensa naquilo" como o psicólogo Fredric Wertham, o fato é que parceiros mirins aumentavam as vendas dos gibis, e por isso as editoras passaram a investir neles. Os jovens leitores se identificavam com essas crianças que viviam e lutavam ao lado de seus heróis. Um super-herói podia ser tanto um pai quanto um irmão mais velho para o seu parceiro-mirim. Era uma época em que pais ainda eram vistos como heróis por seus filhos. Só na década de 60, quando surgiu todo um movimento de contestação juvenil, parceiros mirins começaram a sair de moda (e muito principalmente graças a Marvel). Ah sim, heróis jovens continuariam e seriam ainda mais populares, mas não como parceiros, e sim PROTAGONISTAS, como nas populares séries X-Men e Novos Titãs, onde justamente Dick Grayson, o primeiro Robin, desempenharia papel fundamental. Mas essa é outra história. 

Um comentário:

  1. cara ess é um dos melhores sites da internet para HQ scans. parabéns.

    ResponderExcluir