Comemorando os 85 anos do Capitão Marvel original, eis com vocês uma edição por anos adiada! WHIZ COMICS #2, apresenta não apenas a primeira aparição do "big red cheese", como a primeira revista da Fawcett Publications no ramo dos quadrinhos, onde se tornaria uma empresa poderosa. Com efeito, Whiz Comics e Captain Marvel Adventures chegaram a ultrapassar a casa dos milhões de exemplares vendidos todos os meses, vendendo mais que Superman e Action Comics. Não por acaso o processo da DC contra a editora; plágios do Superman havia vários, mas o Capitão Marvel era o que mais incomodava!
A origem do Capitão Marvel já havia sido publicada pela Panini, e talvez você já tenha visto na internet. A gente escaneou de novo e deu um trato nas imagens, mas a revista não era apenas essas 13 páginas. Whiz Comics #2 trazia ainda as primeiras aparições de personagens hoje menos conhecidos, mas que também foram publicados no Brasil nos anos 40 e 50 fazendo a alegria da garotada, como o Spy Smasher, que chegou a ganhar sua própria série de cinema, Flecha Dourada, Íbis o Invencível (que também hoje faz parte do Universo DC), entre outros.
Todas as histórias foram escritas pelo editor inicial da revista, Bill Parker. Chama a atenção que se fale muito de C. C. Beck quando se fala de Capitão Marvel, mas foi Bill que teve as primeiras ideias. A Beck coube desenvolver graficamente o personagem. E Parker não criou só o "capitão fraldinha", mas todos os demais personagens que por anos fizeram parte do panteão da Fawcett.
O porquê dessa revista ser o número 2 e não o 1 é uma anedota curiosa dos quadrinhos: inicialmente a Whiz Comics era pra se chamar Flash Comics, e o Capitão ser "Capitão Trovão", mas a DC foi na frente e lançou a "Flash Comics"; Aí a Fawcett decidiu chamar a revista de "Thrill Comics", chegou a imprimir um número 01 pra registrar os direitos autorais; outra editora chegou na frente. Acabou ficando Whiz Comics mesmo, e como já não era "flash comics", aproveitaram e mudaram o nome do personagem pra "Capitão Marvel", pois naquela época embora existisse uma revista recém criada chamada "marvel comics", a editora desta se chamava TIMELY PUBLICATIONS (e viria a se tornar a Marvel Comics).
Mais detalhes desta e outras histórias você confere no texto do historiador dos quadrinhos, Robert Greenberg, que faz parte dessa edição da Millennium Edition, a coleção que a DC lançou em 2000 para comemorar os 65 anos da empresa, republicando os gibis mais clássicos dos personagens DC. Bom divertimento!
OBRIGADO! OBRIGADO! OBRIGADO! VOCÊS SÃO ÓTIMOS! PARABÉNS!
ResponderExcluirPostagem ESPETACULAR! Um detalhe que não pode passar despercebido, é que, o Bill Parker, praticamente, escreveu TODOS os roteiros das HQs dessa edição de estreia! Além do Capitão Marvel, outros dois personagens se destacam, fazendo aparições, até hoje, no Universo DC: O Terror Dos Espiões(Spy Smasher). Um personagem aqui, chama a atenção: O detetive DAN DARE, criado por Parker, em parceria com o desenhista Gregor Duncan. O fato, é que, anos depois, em 1951, surgiu um personagem com o mesmo nome, só que na Inglaterra,criado pelo desenhista FRANK HAMPSON, para as páginas da revista em quadrinhos EAGLE. o personagem era conhecido como DAN DARE: PILOT OF THE FUTURE("Dan Dare: O Piloto Do Futuro"), que se tornou um estrondoso sucesso, sendo considerado a versão britânica do Flash Gordon, personagem criado nos EUA por Alex Raymond. Eis aqui a página da Wikipédia(em inglês) que fala sobre Dan Dare:
ResponderExcluirhttps://en.wikipedia.org/wiki/Dan_Dare