sexta-feira, 8 de agosto de 2025

Vampire Tales v1 01 - A Marvel expande seu domínio dos vampiros!

 


Clique AQUI para baixar


Dia de mais um relançamento no HQ VINTAGE. Vampire Tales nº 1, de agosto de 1973, já havia sido lançado pelo grupo Era Marvel, e essa revista que apresentamos aqui, com as traduções e diagramações deles, com um acréscimo: traduzimos o editorial e os dois artigos que acompanhavam a edição. Também demos uma editada pra deixar todas as páginas com o mesmo tamanho (coisa de toc, ahah). 

Essa revista é mais uma da tentativa da Marvel de dominar o mercado das comic magazines (revistas em formato grande e preto e branco) nos anos 70. Essas revistas de destacavam por não serem gerenciadas pelo comics code, e também por trazerem textos além de quadrinhos. Por isso acho traduzi-los tão importante. 

Falando da edição, além da história de MORBIUS (que recentemente ganhou um filme, o qual não vale a pena nem comentar), escrita por Steve Gerber e desenhada por Pablo Marcos, temos aqui a primeira adaptação do conto "O Vampiro", de John Polidori, para os quadrinhos que já vi até agora; esse conto pra quem não sabe, é o verdadeiro nascimento literário da vampiro, publicado em 1816, precedendo portanto a novela "Carmilla" e em muitos anos o romance Drácula. 

Outra hq digna de nota é uma parceria bem inusitada entre Gardner Fox, um dos autores mais presentes da Era de Ouro e de Prata dos Quadrinhos (principalmente na DC), com Jordi Bernet, isso mesmo, o co-autor de Torpedo 1936, numa história de terror que os gibis coloridos da época com certeza não permitiriam. Temos também uma história de Lobisomem (numa revista de vampiros, vá entender), mas a arte de Bill Everett está macabramente boa. Outra pérola da era de ouro do terror (os anos 50) resgatada é "Satanás pode esperar!", de Paul Reinman.

Os artigos são "Os piores filmes de vampiro de todos os tempos" (isto é, os piores até aquele ano de 1973, né) e "O Vampiro: seus amigos e parentes", a primeira parte de um longo resumo do livro do mesmo nome de Montague Summers que foi publicado no início do século XX e que levava o assunto A SÉRIO mesmo - não como ficção, é isso mesmo que você leu!

Então sem mais delongas, se você já leu, aproveite pra ver o que nós mudamos, e se você não leu ainda, parabéns, vai ver a revista completinha. Bom divertimento. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário