segunda-feira, 30 de junho de 2025

Contos da Cripta 27 - A estreia de Joe Orlando

 


Clique AQUI para baixar


enfim, mais uma edição da CONTOS DA CRIPTA, possivelmente inédita pra vocês. Pelo menos não consta no Guia dos Quadrinhos que suas histórias tenham sido publicadas em algum lugar, embora não duvidamos que a La Selva possa ter trazido elas, mas como fazem muitas décadas (mais de 60 anos!), os registros disso se perderam no tempo... (Também acredito que essa edição pode ter sido ignorada por outros tradutores das histórias da EC no mundo dos scans da internet brasileira - mas a gente publica tudo, na ordem cronológica, como prometemos desde o começo. Não vamos deixar você perder nenhuma história, garantimos!). 

A capa é novamente de Wally Wood, e novamente faz alusão a última história dessa edição, "Não vá perder a cabeça!" (título sugestivo, hein?), ilustrada como nas últimas edições pelo "Grotesco" Graham Ingels, que parecia ser muito popular (segundo a sessão de cartas da revista), entre os leitores da EC, muito provavelmente pelo visual horripilante. Como os autores de todas as histórias em geral são os mesmos (Al Feldstein cuidando dos roteiros, com o próprio Bill Gaines fazendo sugestões para enredos), o que notei é que eles pareciam distribuir cada história para o artista adequado para o enredo, ou seja, o que fosse mais "gore" e "horripilante" caia obviamente nas mãos de Ingels, o que lhe garantia sua popularidade entre a molecada que adorava esse tipo de sensacionalismo na época, afinal não havia nada como aquilo nem no cinema, muito menos na televisão, e por isso que gibis vendiam tanto, porque ainda podiam dar as pessoas coisas que elas NÃO VIAM em outras mídias!

Se Ingels era o mestre do "grotesco", tudo que fosse mais "jocoso" obviamente ia pras mãos de JACK DAVIS, que ilustra a primeira história, como de praxe. Davis tinha jeito pro humor, apesar de poder fazer histórias "gore" e horripilantes também, e isso é o que lhe garantiria depois um futuro na revista MAD...

Mas temos também uma ESTRÉIA nessa edição, e é a de JOE ORLANDO, na segunda história dessa edição. Orlando ficou famoso posteriormente na DC COMICS, onde inclusive se tornou editor justo da linha de HORROR da editora, quando foi responsável pelo renascimento e reformulação das histórias de terror da "Distinta Concorrência" no final dos anos 60, com a primeira revisão do comics code. Orlando também ficou famoso por suas "histórias de piratas" e foi inclusive homenageado por Alan Moore e Dave Gibbons, que "emula" o traço de Orlando no conto do "Cargueiro Negro" em Watchmen.

Na terceira história temos JACK KAMEN, com uma daquelas histórias com "final surpresa" que fizeram a fama da EC. E claro, temos o conto em prosa e a sessão de cartas, tudo traduzidinho pra vocês, como sempre. Bom divertimento!

Nenhum comentário:

Postar um comentário