quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Mulher-Maravilha 101 - A primeira aparição do Senhor do Tempo???????

Clique AQUI para baixar


E com vocês mais uma edição inédita do Brasil da Mulher-Maravilha, direto da era de prata dos quadrinhos, quando a amazona foi relançada pela DC numa nova versão, num reboot comandado por Robert Kanigher e Ross Andru (com Mike Esposito), a partir de 1958. Essa é a quarta revista pós-reboot (naquela época não renumeravam as revistas nos relançamentos, ao contrário de hoje). 

Nessa edição temos a única aparição de um vilão chamado "Mestre do Tempo"... Ou será que não? Existe uma controvérsia entre os fãs americanos se o Time Master (Ty M. Master) não é o mesmo ser que o Time Lord / Time Trapper (chamado no Brasil de Senhor do Tempo), o clássico arqui-inimigo da LEGIÃO DOS SUPER-HERÓIS. Em Superamigos #17 é dito que os dois vilões se tratam da mesma entidade, no entanto, para muitos a revista Superamigos não era canônica, mas apenas aventuras que se passavam no universo do desenho da TV (obviamente estamos falando da revista americana Superfriends, e não da revista com o mesmo nome da editora Abril!). 

Por conta dessa controvérsia, traduzi Time Master como Mestre do Tempo, já que o Senhor do Tempo nos EUA é chamado de Time Lord ou Time Trapper; se são ou não são a mesma entidade, é um interessante debate que os fãs podem fazer. Mas se este for mesmo o Senhor do Tempo, então se trataria de sua primeira aparição, já que nas histórias da Legião, o vilão de roupão púrpura só apareceu pela primeira vez em Adventure Comics #317, de fevereiro de 1964. Quem sabe foi desta história da Mulher-Maravilha que o escritor Edmond Hamilton pescou a idéia para o vilão manipulador do tempo? Afinal o visual dos dois é realmente muito parecido!

De resto, vocês tem mais uma vez um gibi completinho, remasterizado e com todas as suas atrações extras. Então aproveite essa verdadeira viagem no tempo, para uma época em que os gibis da DC eram mais inocentes (e talvez mais divertidos) e tenha um bom divertimento!

2 comentários:

  1. Não sei como agradecer por essa maravilhosa edição, muito obrigado Nano que Deus te abençoe!

    ResponderExcluir