Clique AQUI para baixar
Eis aqui uma revista que gostaria de ter lançado ano passado para comemorar os 75 anos de lançamento da STRANGE ADVENTURES, o mais longeva (e emblática) revista de ficção científica da DC Comics, mas não houve tempo. E essa revista não teria vindo a luz se não fosse o SPITFIRE, que animado pelas novas tecnologias de inteligência artificial, topou usar ela para traduzir e diagramar essa edição. Embora possa ser controverso o uso de IA para traduzir quadrinhos, o fato é que do modo artesanal (o qual eu continuarei privilegiando na maioria dos lançamentos) é bastante lento e demorado, e existe muita coisa boa fora do alcance de leitores que não dominam ou não gostam de ler em inglês. Com a IA podemos agilizar o lançamento de várias revistas que antes estavam apenas no sonho... Embora a IA tenha alguns problemas, uma boa revisão e retoques humanos podem ajudar, e aí que entrou a minha mão nesta edição também. Espero que vocês gostem do resultado.
Em 1950 os super-heróis tinham saído de moda (com exceção dos três grandes, Superman, Batman e Mulher-Maravilha, que continuaram tendo suas revistas impressas pela DC) e os leitores preferiam outros gêneros, como faroeste, crime, terror, guerra e ficção científica! Foi aí que o editor Julius Schwartz, que trabalhava para a DC há poucos anos, pôde realizar seu projeto dos sonhos. Antes da DC ele tinha sido agente de escritores de ficção científica e vendia os contos deles para as famosas revistas pulp do período. Então ele tinha contato com vários desses autores, podendo negociar que suas histórias fossem adaptadas para os quadrinhos e até convencendo alguns - como Edmund Hamilton - a se transformarem em roteiristas de novas histórias em quadrinhos. Embora Gardner Fox seja um escritor muito associado aos super-heróis da Era de Ouro e Prata da DC, ele também era muito mais eminente nas revistas pulp de ficção científica, sua verdadeira praia - e aqui ele brilha bastante em "O Segundo Dilúvio", história digna de filme.
STRANGE ADVENTURES foi um grande sucesso, e logo a DC lançou outras revistas na esteira, notadamente Mystery in Space e Tales of the Unexpected. Strange Adventures durou 244 edições, sendo cancelada apenas no final dos anos 60, quando quadrinhos de ficção científica não estavam vendendo mais - com efeito, suas últimas edições tinha se tornado uma revista de histórias sobrenaturais, e lançara a série do herói morto Desafiador. Também debutaram nas suas páginas heróis como Homem-Animal, Capitão Cometa e Cavaleiros Atômicos, entre outros. Aqui está sua primeira edição, na fase de ouro da revista, quando era uma antologia de histórias em quadrinhos de ficção científica, com todas as suas 52 páginas, na íntegra. Bom divertimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário