Clique AQUI para entrar
17 de fevereiro de 1930. Há exatos 90 anos atrás, estreava em alguns jornais dos Estados Unidos as tiras em quadrinhos de um novo herói que logo conquistaria o mundo: O FANTASMA! No Brasil a recepção foi quase imediata e no fim daquele ano já estava na "Gazetinha", suplemento infantil do jornal A Gazeta, de São Paulo. Logo migrou para os populares Globo Juvenil e O Gibi, de Roberto Marinho, aí sua popularidade decolou de vez. Não foi por acaso que Roberto Marinho escolheu o Fantasma para ser o primeiro personagem a ganhar revista própria pela sua Rio Gráfica Editora (RGE), em 1953. Foram 371 de uma vitoriosa revista mensal, além de inúmeros almanaques, que começaram anuais até se tornarem bimestrais, e aí as publicações anuais eram os superalmanaques, mas o sucesso dele os levou a serem semestrais, então a solução foi lançar o "Hiperalmanaque", uma publicação com mais páginas ainda!
As revistas acabaram zeradas e reformuladas quando a RGE virou a editora Globo, publicando duas revistas, FANTAMA EXTRA e FANTASMA ESPECIAL. Elas acabaram canceladas no começo dos anos 90, e o Fantasma foi para mais uma versão da revista "GIBI", com outros personagens da King Features Syndicate. Paralelamente o Fantasma também era publicado pela editora Saber nos anos 70, que tinha direito às tiras de jornal, e eles reassumiram o Fantasma com sua "Edição Histórica" nos anos 90, quando a Globo jogou a tolha. Atualmente o Fantasma está na sua segunda passagem pela editora Mythos, após incursões das editoras Opera Graphica e Pixel.
Em toda essa odisséia o que mais se fez foi republicar as mesmas histórias do Fantasma; Apesar de 371 edições de Fantasma Magazine da RGE, os 64 almanaques, os 13 superalmanaques, as 48 edições de Fantasma Extra e 30 edições de Fantasma Especial da Editora Globo, ou as 48 edições de O Fantasma e as 43 edições de Edição História da Editora Saber, todas essas milhares de páginas trouxeram apenas as 165 primeiras tiras diárias e as 125 primeiras tiras dominicais... Das histórias do Team Fantomen, que hoje totalizam mais de mil, a RGE/Globo não trouxe nem 10%... Dos comics do Fantasma, eles não trouxeram as edições da Charlton.
Para piorar tudo, as editoras também publicavam tudo fora de ordem sem ligar para a cronologia. Diana estava casada com o Fantasma, e de repente na edição seguinte jogavam uma velha história dos seus tempos de namoro, com a mocinha terminando com o herói. Muitos novos leitores acabaram se frustrando com essa continuidade bagunçada e histórias repetidas, que as revistas do Fantasma foram vendendo cada vez menos até serem canceladas. Até hoje, um leitor, para poder entender a Saga do Fantasma, como eu fiz, acaba tendo que virar um "pesquisador", ir atrás de uma lista com a ordem das histórias, e descobrir que existem várias séries, e elas não são interligadas, e muitas delas nem são canônicas!
Por isso, para ajudar todos os leitores que queiram conhecer o Fantasma, eu resolvi criar um blog onde as histórias do herói serão separadas por série e enfileiradas cronologicamente, na ordem original de publicação. Fãs mais puristas podem preferir ficar apenas com as tiras diárias e dominicais, fãs mais jovens podem querer ler apenas as histórias suecas (Team Fantomen) e fãs de super-heróis podem ficar apenas com os comics. O que importa é que você vai poder experimentar o Fantasma de forma fácil e acessível.
Todo esse trabalho que tenho feito há anos de compilar o Fantasma não seria possível se não fosse o Sabino e seu blog FANTASMA BRASIL, a melhor fonte de quadrinhos do Fantasma na internet. A maioria das revistas na nossa biblioteca com certeza serão as que ele produziu ou disponibilizou, e disponibiliza até hoje. O nosso trabalho é mais de "bibliotecário", de organizar tudo isso, gerando listas de leituras para os interessados. Hoje vocês ficam com as tiras diárias, e amanhã terá mais, e doravante toda semana, porque as comemorações de aniversário dos 90 anos do Fantasma apenas começaram...! Bom divertimento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário