quarta-feira, 29 de maio de 2024

Morcego Negro - Uma história PULP!

 


Clique AQUI para baixar


Hoje vamos trazer um lançamento um tanto diferente aqui no HQ VINTAGE: um conto pulp, isto é, extraído diretamente de uma das famosas "revistas pulp" dos anos 30. Não são quadrinhos, trata-se de literatura, mas de uma literatura de ação que ficou famosa por influenciar enormemente a formação das histórias em quadrinhos de super-herói. 

Um destes exemplos é o MORCEGO NEGRO. Mas ao contrário do que o nome possa parecer, ele não influenciou o Batman, pois apareceu DOIS MESES DEPOIS do homem-morcego (que estreou em maio de 1939 na revista Detective Comics, enquanto o Morcego Negro apareceu na edição de julho do mesmo ano da revista Black Book Detective. De fato houve na verdade OUTRO Morcego Negro antes de ambos, mas de vida muito curta, que durou apenas seis edições, e que surgiu na revista Black Bat Detective Mistery, publicada nos anos de 1933 e 1934. Esse primeiro Morcego Negro tinha ainda menos a ver com morcegos, pois era quase um plágio do "Santo", um herói dos pulps que era mestre dos disfarces. 

Já o segundo Morcego Negro, este que estamos publicando agora, foi o que "pegou" pra valer, sendo publicado até a primeira metade dos anos 50, e cujas histórias chegaram ao Brasil na revista pulp brasileira "X-9", que era publicada pela editora de Roberto Marinho. Este é o Morcego Negro que também aparece nas histórias em quadrinhos da Dynamite que a editora Mythos trouxe ao Brasil mais recentemente e que talvez você já conheça.

Apesar de ter surgido ao mesmo tempo que o Batman - o que impediu algum processo jurídico, pois ficava muito difícil provar que um havia influenciado o outro - na verdade o Morcego Negro anteciparia outros personagens de quadrinhos, como o Doutor Meia-Noite, o Duas-Caras e o DEMOLIDOR de Stan Lee. 

Afinal o Morcego Negro trata da história do ex-promotor público Anthony Quinn, que é desfigurado e cegado por ácido. Ele acaba recebendo um transplante de córneas, mas por alguma razão consegue enxergar no escuro, além de seus outros sentidos terem se desenvolvido enquanto ele estava cego. Então ele adota um disfarce encapuzado para combater o crime. Assim como o Aranha, outro vigilante daqueles tempos do pulp, o Morcego Negro deixa uma marca registrada, um adesivo de papel de um morcego negro nos criminosos. 

Esse conto que você vai ler foi formatado de uma forma que é possível ler ele até no celular se você quiser. O lançamento é da própria editora Mythos, que como forma de divulgar o personagem o lançou gratuitamente - vale lembrar que essa história também está em domínio público. Agradecimentos especiais ao Hidok, que sugeriu esse lançamento e editou algumas páginas, para melhorar a qualidade das imagens. 

domingo, 26 de maio de 2024

SUPLEMENTO DOMINICAL: Viagem ao mundo das Tiras de Quadrinhos!

 


Clique AQUI para baixar


Um tipo de publicação que não existe mais... Mas como poderia ser nos dias de hoje? Não sei se haverá novos números. Nem sempre dá pra garantir tempo aos domingos. Mas matem a saudade dos SUPLEMENTOS DOMINICAIS com essa publicação reunindo o material que publicamos ao longo do dia de hoje no canal de telegram TIRAS DIÁRIAS, onde DIARIAMENTE são postadas tiras atuais de quadrinhos que ainda são produzidas nos EUA e Brasil.

Essa edição também conta com uma tira do FANTASMA, extraída diretamente do excelente blog FANTASMA BRASIL, com tradução do Gláucio. Vamos ter mais edições? Alguém ajudaria a fazer? Deixem seus comentários!

sábado, 25 de maio de 2024

A verdadeira origem de ARION!

 


Clique AQUI para baixar


Finalmente, com vocês, a continuação da saga de Arion. Nesta edição, DOUG MOENCH assume os roteiros, e já chega "causando" mudando a origem do Mago Atlante. Qual a diferença pra versão anterior apresentada no nosso "número zero"? Por que Garn Daanuth odeia Arion? Leia e descubra! 

sábado, 18 de maio de 2024

Martin Mysterè - Um Vampiro em Nova Iorque (em cores)!

 


Clique AQUI para baixar


Finalmente, com vocês, mais uma edição especial com uma aventura completa em 200 páginas em cores de MARTIN MYSTERÈ, desta vez lidando com o mistério da lenda dos vampiros através da história.

A base desta edição foi a tradução e letramento feito pelo pessoal do excelente blog EMPÓRIO BONELLI (o qual o endereço e devido crédito estão no arquivo CBR dessa edição). Aqueles que estão ávidos por ler novas aventuras (em cores) de Mysterè podem ir diretamente a esse blog de agora em diante, embora se vocês pedirem, podemos sim dar continuidade a nossa "coleção especial" onde produzimos esses "pequenos encadernados" onde as aventuras de Martin são reunidas num único volume (já que o Empório Bonelli traduz a revista original italiana que no geral sempre tem continuação, pois o gibi tem 100 páginas). 

quarta-feira, 8 de maio de 2024

A primeira história do Batman: Millennium Edition

 


Clique AQUI para baixar


E com vocês finalmente a Millennium Edition da edição 27 da revista Detective Comics, de maio de 1939, com a primeira aparição e história do Batman! Essa edição já tinha sido praticamente feita pelo excelente pessoal do BAÚ DA DC, mas lançada tal como a edição original, sem os textos de apoio da Millennium Edition. Então isso aqui é mais um relançamento de algo já feito, para comemorar os 85 anos do Homem-Morcego agora em 2024, apesar de, como sempre, mesmo quando a gente relança algo que outros fizeram, sempre contribuimos com alguma coisa, nesse caso, traduzindo os textos. Bom divertimento. 

sábado, 4 de maio de 2024

Sargento Fury contra o Marechal Rommel!

 


Clique AQUI para baixar


Finalmente mais uma edição inédita no Brasil de "SARGENTO FURY E SEU COMANDO SELVAGEM", trazendo as clássicas aventuras de Nick Fury nos dias da Segunda Guerra Mundial!

Nessa edição nosso durão sargento e seus bravos combatentes encaram ninguém menos que a famosa "raposa do deserto", o mitológico General Erwin Rommel! Acredito que os fãs de História e que conhecem alguns detalhes da segunda guerra vão particularmente gostar desta edição. 

E como extra, aproveitem pra conhecer as sugestões de um concurso que a Marvel realizou nos anos 60 para escolher a "insígnia" do comando selvagem. Tudo isso num gibi completinho, com uma história com começo, meio e fim, como nos bons e velhos tempos.