domingo, 29 de janeiro de 2023

Mulher-Maravilha 204 - A estréia de Núbia! (edição remasterizada!)

 


Clique AQUI para baixar


Com vocês mais uma edição REMASTERIZADA e COMPLETA da Mulher-Maravilha! Há exatamente 50 anos os leitores americanos eram apresentados a NÚBIA: a Mulher-Maravilha negra! Sua origem desde então sofreu alguns reboots e retcons, mas a personagem está por aí até hoje, mostrando que essa onda de "diversidade" e "representatividade" já era tentada nos quadrinhos muitos anos atrás. 

Mais importante ainda, essa edição era especial por outro motivo: após uma longa fase em que Diana havia perdido os poderes e usava um uniforme branco, esse gibi marca a volta da "Mulher-Maravilha Original". Nos anos 60, os editores da DC tentaram uma reformulação para salvar a revista do cancelamento, tornando a heroína praticamente uma cópia de Emma Peel, a protagonista da série de TV inglesa "Os Vingadores". 

Embora os elogiados desenhos de Mike Sekowsky tenham ajudado a sustentar as vendas do gibi, não há novidade que com o tempo não envelheça, e quatro anos depois a revista da Mulher-Maravilha estava em apuros de novo, principalmente depois de um artigo na revista feminista Ms. Magazine, onde criticava a DC por ter "desempoderado" a maior super-heroína dos quadrinhos e lhe dado um mentor masculino. Aliado ao interesse da rede de TV ABC de produzir uma série de televisão com a Mulher-Maravilha, mas usando o conceito original da heroína, os editores decidiram que era melhor voltar ao básico, para fazer um produto mais reconhecível com o vindouro programa televisivo. 

O editor/roteirista Robert Kanigher assim reassumiu o gibi, devolvendo os poderes e o visual original da Mulher-Maravilha. Mas a Mulher-Maravilha não entrou na "era de bronze" sem novidades, e Núbia era a principal delas, mostrando os novos tempos que chegavam aos quadrinhos americanos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário