segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Tenente Blueberry # 1 - Forte Navajo


Clique AQUI para baixar

E os quadrinhos franco-belgas chegam ao HQ Vintage! Há tempos estava pensando em formas de diversificar o conteúdo do blog, mas sem que ele perdesse sua identidade. 

Ora, uma vez que um dos períodos mais cobertos nos nossos lançamentos são os anos 60 - seja através de revistas da Marvel e DC, e mais recentemente a Creepy, e outros materiais da Warren que quero trazer aqui - são nos mesmo anos 60 que venho trazer um clássico das hqs européias: BLUEBERRY!

Publicado originalmente na mitológica revista em quadrinhos francesa "Pilote", a partir de 1963, a série "Forte Navajo" rapidamente se transformou nas aventuras do Tenente Blueberry, um dos muitos personagens do forte que logo roubou a cena e acabou se tornando o grande protagonista. Numa época de mocinhos comportados e heróicos, Michael Blueberry é um verdadeiro anti-herói do oeste, mulherengo, beberrão, jogador e trapaceiro, mas também dono de um senso moral e ético próprio, que não aceitam o preconceito e a discriminação próprios da sua época, e o obrigam a fazer sempre "a coisa certa", mesmo ao custo do seu próprio bem. 

Blueberry também foi a primeira grande vitrine de um certo desenhista chamado Jean Giraud, que seria mais conhecido pelo mundo como... MOEBIUS! Por isso se prepare para emocionantes aventuras com irretocável texto de Jean Michel Charlier, e magnificos desenhos e cores de um dos mestres das hqs mundiais.

Se você é daqueles que "torcem o nariz" para "história de faroestes", confesso que muitos anos atrás, quando ainda era um pré-adolescente, também não gostava do gênero. BLUEBERRY foi a primeira HQ de western que gostei, a primeira que me mostrou as emoções do gênero. E se voces ainda não conhecem, agora tem a chance de saber porque.

Outra coisa que me levou a lançar Blueberry por aqui foi a idéia de organizar a publicação do personagem, pelo menos na internet, de uma forma lógica sem que os leitores não passem o trabalho que eu passei para poder ler essas histórias em ordem cronológica. Pois é: Blueberry nunca foi publicado de forma completa no Brasil, sendo relançado várias vezes e com numerações diferentes. Mesmo em Portugal seus albuns também não seguem nenhum ordem, o que é complicado pois Blueberry não é o Tex: suas histórias acontecem numa ordem linear, onde os acontecimentos passados importam nas histórias futuras. Como bem estão acostumados os leitores das HQs americanas. 

Então PELA PRIMEIRA VEZ vamos publicar Blueberry numa "revista virtual" com numeração própria, seguindo a ordem de publicação das hqs francesas - assim os leitores vão poder estar seguros, baixando cada número, da exata ordem correta de leitura. Decidi chamar a série de "Tenente Blueberry" para diferenciar de outras publicações do personagem como "A Juventude de Blueberry", "Marshal Blueberry" e "Mister Blueberry", que quem sabe podemos trazer aqui (também com numeração na ordem exata de publicação e leitura) se houver apelo para tanto. 

Mas vamos começar do começo: as emoções do velho oeste (de um jeito que talvez você nunca tenha visto antes) nos aguardam. Bom download e boa leitura.

4 comentários:

  1. Olá meua amigo Nano,
    ESPETACULAR iniciativa, Moebius é o máximo e sua ideia de organizar a cronologia é o máximo.
    Pode ter a certeza que vou baixar tudo.
    Grande Abraço
    Sabino

    ResponderExcluir
  2. Cara, sou um grande fã do Blueberry, então que venha logo mais números desse heróis pra lá de bom....

    ResponderExcluir
  3. Blueberry é muito legal, mas e que tal os cowboys da marvel, kid colt, defensor mascarado e billy blue? gostava muito deles na época da RGE queria ver eles nas suas revistas originais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostaria muito de trazer aqui essas histórias Teixeira, mas infelizmente somos um só! Não dá pra publicar tudo que me der na venta. Quem sabe se aparecerem voluntários a fim de nos ajudar a traduzir e/ou diagramar, a gente podia disponibilizar uma dessas séries dos cowboys da Marvel...

      Excluir