domingo, 22 de janeiro de 2017

Rawhide Kid # 17 - A primeira série da parceria Stan Lee & Jack Kirby!


Clique AQUI para baixar

Hoje, 22 de janeiro, declaramos o início das comemorações dos 100 ANOS DO "REI" JACK KIRBY! Traremos no decorrer de 2017 algumas revistas ainda não lançadas em qualidade "master", outras sequer lançadas no Brasil em português, de momentos pontuais que fazem jus a majestade do mais prolífico, influente e criativo dos desenhistas norte-americanos, sem o qual não teríamos a miríade de personagens que hoje são inclusive sucesso no CINEMA. 

Um desses momentos antológicos é a reformulação do herói de faroeste RAWHIDE KID - no Brasil chamado pela RGE imbecilmente de "Billy Blue", mas aqui devidamente com seu nome original. E vocês vão ver na sua história de ORIGEM que não há como mudar o nome do personagem, aliás.

Rawhide Kid foi a primeira SÉRIE que Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers trabalharam juntos. O mesmo trio que faria Quarteto Fantástico, Homem-Formiga, o Incrível Hulk, o Poderoso Thor e Sargento Fury... Eles já haviam feito histórias juntos de fato em Tales to Astonish, Strange Tales e Journey into Mystery. Mas eram contos fechados de monstros. Uma série pra valer, desenvolvendo um personagem protagonista, foi nesse gibi de faroeste.

Um verdadeiro "laboratório de idéias", Rawhide Kid é o protótipo do "estilo Marvel" e tem várias idéias que depois veríamos nas revistas de super-heróis. Diga-se de passagem, Rawhide Kid em muitos aspectos TAMBÉM É UM SUPER-HERÓI. Ele não tem poderes? Ora, Capitão América e Nick Fury também não tem! A quem estranhar o "primeiro número" ser o 17, o fato é que Rawhide Kid foi uma revista lançada em 1955, que durou dois anos até ser cancelada. Em 1960, Stan Lee resolveu relançar o personagem, concebendo assim uma nova identidade secreta, um novo visual, e uma nova origem. Exatamente como a DC reformulava seus super-heróis da Era de Ouro para a Era de Prata, dá pra dizer que a Marvel também começou da mesma maneira!

Conheça o PRIMEIRO TIO BEN da Marvel (não estamos brincando)! O primeiro jovem PERSEGUIDO PELA LEI e INCOMPREENDIDO pela sociedade que o consideram um criminoso, apesar dele ter jurado devotar sua vida a combater os criminosos! Tais semelhanças não são mera coincidência com um certo cabeça de teia... Então sem mais delongas, baixe a revista e veja se não podemos nos perguntar se na verdade "tudo começou" de fato foi com essa revista. 

9 comentários:

  1. Muito interessante a iniciativa do HQ Vintage de homenagear o centenário do imortal Jack Kirby!

    E belo texto de apresentação sobre o Rawhide Kid, Nano Falcão.

    Valeu,


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estamos apenas começando MF... Teremos revistas da Marvel e DC participando dessa grande festa de aniversário, mostrando porque ele era, e ainda é, o REI...

      Excluir
  2. Caramba! A origem é quase igual a do Homem-Aranha, tirando os poderes! Um jovem órfão, criado por seu Tio Ben, que quando é morto por bandidos, faz com que ele decida combater o crime por conta disso. Mas logo ele é tornado fora da lei e as autoridades começam a persegui-lo, além do preconceito da sociedade que o considera um pistoleiro.

    Gostaria de ver pra onde isso vai. Vocês vão publicar mais edições?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inicialmente só planejei fazer a primeira. Vai depender da acolhida, através de visualizações e downloads para prosseguirmos... Pelo menos trazendo todas as edições desenhadas por Jack Kirby (que não são muitas), talvez...

      Excluir
  3. Esse não é o cowboy da marvel que é gay?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso são revisionismos dos anos 2000... Nesses gibis inocentes dos anos 60 não tem nada disso não, rsrsrs.

      Excluir
  4. Realmente pra ser super-herói só falta máscara, ou nem isso, se lembrarmos o Quarteto Fantástico... O seu traje no entanto é bem galante, quase um "uniforme". Não é a toa que o chamaram Billy Blue, embora dê pra notar que na origem a idéia era a roupa na verdade ser preta - o azul é apenas uma saída gráfica pra preto. Aconteceu algo semelhante com o Homem-Aranha que era pra ser preto e vermelho, mas o que era uma saída gráfica virou azul de verdade...

    Agora, será mesmo que o Rawhide Kid não tem superpoderes? O herói é muito rápido, seja pra sacar a arma, seja pra se desvencilhar dos tiros alheios. Sua mira é sempre certeira (arrancando máscaras do rosto dos assaltantes com tiros sem feri-los!) e além de tudo é bom de briga também! é quase um "batman" do oeste que foi treinado a vida inteira pelo Tio Ben, que era um ex-oficial da lei.

    Apesar de ser uma hq de faroeste dá pra ver que uma história da marvel em cada pagina, quadrinho e diálogo. Muito curioso mesmo. Obrigado por esse lançamento!

    ResponderExcluir
  5. Se possível publiquem mais westerns da decada de 50, 60, tal como Kid Colt, Two-Gun Kid, Rawhide Kid e outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria interessante, mas preciso de ajuda pra fazer isso. Alguém se habilita?

      Excluir