terça-feira, 15 de setembro de 2015

The Brave and the Bold 79 - A estréia de Neal Adams!


Clique AQUI para baixar

Enfim, a volta das revistas da DC ao HQ Vintage! Levei pelo menos um ano pensando se deveria escanear essa edição. Isso porque já se encontra um scan da Brave and The Bold 79 por aí, feito pelo Só Quadrinhos, com base numa edição lançada pela extinta editora Opera Graphica... Não é uma edição ruim. Foi impressa em papel liso inclusive. A tradução e diagramação são boas.

Mas quando notei que outras edições da Brave and the bold não eram "master", no caso, não eram scans de novas reimpressões de luxo, pensei que se era pra trazer aqui no Vintage as histórias que tornaram NEAL ADAMS numa lenda dos quadrinhos, iria "começar do começo", isto é, da primeira The Brave and The Bold (O Bravo e o Audaz) que ele desenhou, a de número 79.

E comparando a versão até então disponível na internet com as páginas do volume "Batman ilustrado por Neal Adams" (uma edição de luxo em papel couchê) notei que a Opera Graphica na verdade usou CORES BEM DIFERENTES na história. Escuras até. Em vários pontos, por conta disso, a arte de Adams sai PREJUDICADA.

Já nessa reimpressão retirada de "Batman Ilustrado por Neal Adams" as cores originais foram reconstruídas pelo estúdio Continuity, de propriedade do próprio Adams! Em suma, é a versão "aprovada" pelo Mestre! Uma vez que o ganho de qualidade na arte é muito grande por conta dessa nova colorização, eu tinha agora todas as desculpas pra escanear de novo a The brave and the Bold 79, com o primeiríssimo encontro do Batman com o Desafiador. Até porque o grande atrativo da revista é sem dúvida a arte, revolucionária para a época. Sim, estamos fincando firme o pé nos anos 60. Seja com a Marvel, com a DC, com a Warren, com o Blueberry, os anos 60 são o "grande barato" do HQ Vintage.

Assim, vamos dar início a outra sequência de scans que eu espero que vocês gostem, com versões "vintage" da fase de Neal Adams na "O Bravo e o Audaz", o que é apenas o começo - pois seguiremos esse gênio dos pincéis também nas histórias posteriores da Detective Comics e da própria revista Batman!

5 comentários:

  1. Mais um material TOP!!!!
    Parabéns. São poucos lançamentos, porem, de qualidade absurda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado anonimo. Eu realmente gostaria de trazer mais material aqui, mas infelizmente este é um blog de "um homem só". Mas dentro das nossas possibilidades vou tentar movimentar mais o blog a partir deste mês...

      Excluir
  2. Boa noite Nano, parabéns por mais este excelente lançamento! Você comentou que fará outros lançamentos do Batman de Neal Adams, né? Eu estou preparando com o Silva o primeiro encontro dele com o Denny O'neal, que rendeu inclusive uma Millennium Edition. Assim que a edição estiver pronta, vou te passar pra você fazer os extras, beleza?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Tchê, mas... na verdade eu ia usar o material que a panini está pra lançar disso aí, rsrs. Vocês não poderiam fazer os extras, quem sabe (a história do homem-elástico, no caso...).

      Excluir
  3. Olá, Nano Falcão. Muito obrigado.
    Não tenha pressa, se for para ficar com essa qualidade, vale a pena esperar.
    Abraço.

    ResponderExcluir