terça-feira, 15 de outubro de 2013

A primeira reunião da Sociedade da Justiça da América!


Clique AQUI para baixar

Digitalização, Edição de Imagens e da Capa: Nano Falcão

E aqui está a prometida e clássica edição com nada mais, nada menos que o primeiro encontro da Sociedade da Justiça da América! O primeiro grupo de super-heróis das histórias em quadrinhos! Todos os demais vieram na esteira do sucesso deles! Publicado pela primeira vez em novembro de 1940, a história é resultado de uma feliz idéia do editor Sheldon Mayer e do escritor Gardner Fox.

All-Star Comics começou como uma "antologia", isso é, uma revista com várias histórias, apresentando alguns dos mais populares heróis da DC na Era de Ouro. Naquela época, os gibis tinham 68 páginas e traziam várias histórias e vários personagens. Os primeiros a ganharem "gibis solos", isso é, revistas só com histórias deles, eram Superman e Batman, que ainda assim continuavam com atração principal das revistas onde surgiram, a Action Comics e Detective Comics, respectivamente. Isso porque os seus gibis solos eram trimestrais inicialmente, enquanto as revistas mix normais eram mensais.

A All-Star foi criada para personagens que eram populares mais ainda não o suficiente para ganharem suas próprias revistas-solo. Por isso Superman e Batman não apareciam na revista, nem seria membros da Sociedade da Justiça (embora futuramente fosse mencionado que eles eram "membros honorários"). Uma regrinha interessante, já que quando Flash e Lanterna Verde ganhassem seus próprios gibis solos, tendo que sair da Sociedade, isso abriria as portas para a inclusão do Doutor Meia-Noite e Starman no time. 

Nessa primeira história, o gibi ainda funciona como uma antologia. Cada super-herói ainda vive sua própria aventura. Na verdade, a Sociedade se apresenta com uma idéia pra lá de lógica: Nada mais é que um verdadeiro CLUBE de super-heróis. Os caras se encontram e formam uma "sociedade" não pra combater inicialmente uma ameaça específica, mas para trocar experiencias com gente com os mesmos interesses e objetivos que eles (como fazem as pessoas na vida real até hoje ao redor do mundo!). 

Assim, a fundação da Sociedade é uma idéia desse ponto de vista, realista. A partir do momento que surgem super-heróis, alguns deles resolvem montar um clube. E por que não? Em volta da mesa, além de jantarem, começam a contar histórias. E assim acontece a primeira reunião da Sociedade da Justiça! Claro que logo eles agiriam juntos (na edição seguinte, por exemplo), fazendo assim da All-Star Comics um dos gibis mais épicos e movimentados dos anos 40. Aliás, será que algum dia veremos essas histórias por aqui? Quem sabe se arrumarmos ajuda pra traduzir e diagramar essas epopéias de 60 páginas... Fica aqui o apelo, eheh. 

Agora chega de lenga-lenga, baixem e curtam o gibi, que como sempre cuidamos para ele estar na integra e com qualidade. Bom divertimento. 

2 comentários:

  1. O Nano se quer matar a gente do coração meu amigo kkkkkkk

    Marcio Maxy

    ResponderExcluir
  2. Maravilha de gibi valeu pessoal.

    ResponderExcluir