sexta-feira, 18 de março de 2016

Adventure Comics 40 - Primeira aparição do Sandman original!


Clique AQUI para baixar

O blog andou meio parado nessa semana conturbada, mas pra peteca não cair, vou tirar do "baú" uma hq que eu já tinha pronta há algum tempo por uma série de motivos...

Wesley Dodds, o Sandman Original, completara 75 anos em 2014, e eu pretendia lançar sua primeira aparição no HQ Vintage. O problema é... qual é a primeira história de fato do Sandman? Muitos creditam como sendo na edição promocional da World's Fair Comics (gibi da Feira Mundial de Nova Iorque) nº1, lançada no final de maio de 1939. No entanto, esta teria sido a SEGUNDA história feita para o personagem, sendo a primeira, de fato, a que foi publicada somente em julho de 1939, no número 40 da Adventure Comics, dando início a série do personagem na revista!

No rastro do sucesso retumbante do Superman a DC instou seus artistas a criar novas séries de heróis fantasiados. E assim o jovem Bert Christman, que assinava sob o pseudônimo de "Larry Dean", que já trabalhava pra editora em séries como "Os Três Ases" (publicada na Action Comics) veio com os rascunhos do Sandman, bastante inspirado nas pulps magazines da época, principalmente no Sombra e no Besouro Verde, evidentemente.

A primeira hq, de seis páginas, como era de praxe na época, do personagem, foi criada para ser publicada mesmo na Adventure Comics. No entanto, aos 40 do segundo tempo, como se diz, a editora resolveu que seria de bom termo promover o novo personagem na edição especial para a Feira de Nova Iorque, que seria frequentada por milhares de pessoas. Mas ao invés de usar uma historieta já pronta do personagem, todas as histórias de World's Fair Comics são temáticas, isto é, se passavam durante a feira ou eram relativas a Feira Mundial - como as do Superman, Zatara e Slam Bradley que também aparecem naquele gibi, por exemplo. Então o escritor Gardner Fox bolou uma trama do Sandman indo na Feira Mundial, e Christman rapidamente a desenhou para poder inclui-la naquela edição.

Mas pra evitar debates acalorados, eu pretendia postar as DUAS edições - Adventures Comics e World's Fair Comics - no mesmo post, assim quem achava que o que valia mesmo era uma aparição e não a outra não teria do que reclamar. O problema é que enquanto na Adventures eu já tinha decidido que somente faria a história do Sandman, porque era a única com scans de uma versão remasterizada, que escaneei do próprio livro "DC Archives: The Golden Age Sandman", e o resto da revista o scan original era totalmente irrecuperável, e nenhum trabalho de restauração ficaria bom, principalmente no padrão de qualidade que colocamos como meta no Vintage, eu não tinha essa desculpa com o World's Fair Comics: a DC havia reimpresso essa edição na integra também na coleção DC Archives. Adquiri o volume "Rarities" com esse material, e me deparei com 100 PÁGINAS, que foi o tamanho dessa edição original lançada em maio de 1939. Eu escaneei as 100 páginas e já tratei digitalmente a maioria delas. O Marcelo do blog Golden Age chegou a traduzir a historia do Zatara para que eu diagramasse (ainda faltam 74 paginas gente - a historia do Superman felizmente já está pronta). Mas diante das atribulações da vida pessoal e profissional, o momento de comemorar o aniversário do Sandman passou e o projeto foi adiado... até agora!

Em vista da enormidade da World's Fair Comics ela será protelada, pois se dedicar inteiramente a ela significaria adiar vários outros projetos tocados aqui pelo HQ Vintage (eu sou um só). Afinal, 100 páginas não é bolinho! Mas não vejo porque vocês não podem ficar sem um "aperitivo" e curtir de fato a primeira história criada (ainda que não a primeira publicada) do Sandman, conforme publicada na Adventure Comics 40. De quebra, uma matéria que fala um pouco mais sobre o desconhecido criador do personagem, uma figura até heróica, que morreu cedo demais para poder se tornar um astro dos quadrinhos.

2 comentários:

  1. Grande trabalho, Nano! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Só tenho a agradecer pelo seu trabalho... parabéns!!!

    ResponderExcluir