quinta-feira, 26 de março de 2015

Star Wars: Uma Nova Esperança - Adaptação MARVEL do filme!

         

         



Clique nas CAPAS para baixar

Tradução: ZeAlfie
Revisão: Jihad
Diagramação: Raniery
Finalização: Aquiles Grego

Há muito tempo atrás numa galáxia distante, em 1977, quando ninguém imaginava o fenômeno cultural que a saga concebida por George Lucas se transformaria, a Marvel Comics lançava uma nova revista, chamada... STAR WARS!

As primeiras edições traziam a adaptação do filme que foi a sensação daquele verão nos Estados Unidos. Tamanho sucesso não só se repetiu nos gibis, como segundo confessou o editor Roy Thomas, anos mais tarde, salvou a Marvel literalmente da falência!

No rastro da crise do petróleo (1973), a queda das vendas, associada a problemas de gestão na Marvel levaram a editora a experimentar uma grave crise financeira. E embora muitas das revistas produzidas na época hoje sejam celebradas por sua qualidade, o fato é que elas não vendiam tanto assim!

Na verdade, geralmente é atribuída ao editor-chefe Jim Shooter, que assumiu a Marvel em 1978, a salvação da falência e a condução da editora a maior dos Estados Unidos... Mas conforme Roy Thomas revelou, se não fosse Star Wars, provavelmente Shooter nem teria tido uma chance, pois a editora teria quebrado antes!

O sucesso do gibi foi surpreendente. Quando a Marvel comprou os direitos de publicação, havia expectativa de boas vendas, mas nada tão fenomenal quanto houve. Inicialmente a intenção era realmente adaptar apenas o filme, mas diante do esgotamento das tiragens, isso logo evoluiu pra produção de histórias próprias, dando continuidade a trama apresentada nos cinemas! E essa foi a grande sacada da Marvel, pois naquela época, o único produto que apresentava histórias de Star Wars fora os filmes eram os gibis produzidos pela editora! Os leitores estavam famintos de continuar acompanhando a saga de Luke, Han e Leia, e não havia outra plataforma onde isso poderia ser feito, bem diferente de hoje em dia com todos os jogos, séries de tv, livros, etc. Então pensem em como esse gibi tinha apelo naquele período. Cada filme demoraria três anos pra aparecer, e enquanto esperavam "O Império Contra-Ataca", o jeito era ir atrás das revistas da Marvel!

Hoje essas histórias não são mais consideradas "canônicas" pela Lucas Films, mas são objeto de grande nostalgia por parte dos fãs. Tanto que foram escolhidas para inaugurar a coleção "Star Wars" da editora Planeta D'eAgostini, uma série de livros que reúne não só todas as hqs de Guerra nas Estrelas produzidas pela Marvel, como quase tudo que foi feito pela editora Dark Horse, que assumiu a franquia nos quadrinhos nos anos 90.

Geralmente não publicamos aqui material de outros blogs, justamente para que os leitores prestigiem nossos amigos e visitem os sites deles (cujo link vocês encontram nos banners aqui ao lado). Mas haja vista que a partir da semana que vem, o HQ Vintage vai assumir a produção da série a partir do número 07, decidimos trazer de uma vez todas as seis primeiras edições, com a adaptação do então primeiro filme que na época era simplesmente chamado "Guerra nas Estrelas" (hoje nomeado "Star Wars - Episódio IV: Uma nova Esperança"), com tradução do ZeAlfie, revisão do Jihad, diagramação do Raniery Silva e finalização do onipresente Aquiles Grego.

Assim, quem ainda não baixou e leu esse clássico setentista que baixe, e quem já tem esses scans no computador, aguarde que em breve traremos a sequência. Que a força esteja com vocês!

4 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa, Nano! Como você disse em seu texto, quem viveu aquela época sabe valorizar esses quadrinhos. Afinal, tudo que acontecia nos EUA demorava para chegar aqui e só ficávamos na imaginação, pois as informações eram escassas também. Os quadrinhos ajudavam muito, preenchendo a lacuna entre os filmes! Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Isso é muito bom, cara. Como aqui onde eu moro ainda não apareceu a coleção da Planeta D'agostini. vou ter que me contentar com os scans. Aguardo ansiosamente pelas próximas.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite, o link do numero 01 não está funcionando, gostaria de ter essa serie em minha coleção, se fosse possivel arrumar agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite, o link do numero 04 não está funcionando, gostaria de ter essa serie em minha coleção, se fosse possivel arrumar agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir