segunda-feira, 16 de março de 2015

DC Millenium Edition - 75 anos do Flash e do Gavião Negro!


Clique AQUI para baixar

Scans e edição de imagens (Flash): Nano
Tradução e Letras (do resto): Silva
Revisão (do resto): Tche
Restauração (do resto) Marcio Maxy
Finalização (do resto): Dilios
Edição, traduções e diagramações adicionais: Nano

Enfim, vamos comemorar o primeiro grande aniversário de 2015 como se deve, ainda que atrasados: em janeiro de 1940, portanto a 75 anos, chegava as bancas norte-americanas FLASH COMICS # 1, apresentando não apenas o "homem mais rápido do mundo", Jay Garrick, como também outro mitológico super-herói da DC Comics, o Gavião Negro (Hawkman).

A revista tinha outras atrações como Johnny Trovoada, Cliff Cornwall e O Chicote.  Nesta primeira edição também temos uma hq chamada "O Boneco Demoníaco", que seria publicada em duas partes. E a primeira parte de um conto escrito pelo grande Gardner Fox, "Guerra no Espaço".

A incrível turma do Baú da DC já havia lançado Flash Comics 01, mas pra marcar a data resolvi relançar aqui. Como sempre, busquei incrementar a edição. Resolvi descartar a versão do grupo Centurions, e escanear diretamente das páginas do encadernado da editora Panini da "Coleção DC Comics 75 Anos: A era de ouro" a história do Flash, pra começar. E também traduzir e diagramar a história em prosa, não só pra ter o gibi realmente completo, mas por se tratar de uma história de um escritor tão importante pra DC como é o Gardner Fox.

De resto, apesar de não terem usado como base a DC Millenium Edition, resolvi prestigiar não só todo o trabalho que o Silva teve pra diagramar e traduzir tantas páginas, quanto o ótimo trabalho de restauração do Márcio Maxy. Seria um pecado fazer tudo de novo depois de tanto esforço - é um ótimo resultado, também.

Completando o gibi, um texto introdutório do pesquisador e historiador dos comics norte-americanos Robert Greenberg.

Então, sem mais delongas, parabéns Flash, Gavião Negro, Johnny Trovoada, por estarem por aí a 75 anos de uma forma ou de outra ainda fazendo parte do Universo DC. Bom divertimento!

3 comentários:

  1. Ótimo trabalho, sem dúvida é uma preciosidade histórica.

    ResponderExcluir
  2. Uau!! Presentaço, Nano!!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir