terça-feira, 15 de janeiro de 2013

O início da Era de Ouro dos Quadrinhos!


Clique AQUI para baixar

Scans e Restauração: Don Diego (Guia Ebal)

O que podemos dizer sobre esta revista? Mais do que a primeira história em quadrinhos do Superman, a que deu início a todo gênero dos super-heróis, essa revista também marca o início da chamada "Era de Ouro" dos quadrinhos. É aqui que o gênero propriamente dito começa. E também o Universo DC. 

Action Comics 01 volta e meia já havia pintado nos scans, mas de forma meio desapontadora. Como havia dito o próprio Eudes Honorato, do famoso Rapadura Açucarada, um leitor havia feito uma tradução e uma letragem baseado num scan norte-americano de baixa resolução. Estava aquém do padrão de qualidade que hoje em dia se cobra dos scans na internet. Seja como for essa edição desapareceu. Não se encontra mais em lugar algum.

Depois, por ocasião do lançamento no Brasil do primeiro volume da Coleção "Superman Crônicas" que republica as primeiras histórias do Superman, escaneadas pelo próprio Eudes, alguns grupos de scans pegaram a história de 13 páginas do Super e a lançaram como "Action Comics" 01, que vocês podem encontrar em muitos sites e fóruns por aí.

Mas como relembrou meu amigo Fábio Torak, a revista estava incompleta. Afinal se trata de um gibi com 68 páginas, e que não tinha apenas as 13 páginas do Superman. A solução seria traduzir e diagramar o material complementar, para relançarmos a revista na integra.

Porém, em meio a esse processo, eis que descobrimos um achado: Action Comics 01 foi de fato lançada na ÍNTEGRA no Brasil! Há muito tempo atrás, na longiqua década de 70, para comemorar o aniversário do Superman, a Editora Brasil América Ltda, a saudosa Ebal, republicou, em formato gigante, papel off-set e em cores a Action Comics 01 na sua totalidade, baseada num republicação norte-americana, a Special Edition da DC Comics. 

Para nossa sorte, há um site no Brasil que se dedica justamente a escanear e a preservar digitalmente os gibis da Ebal: O Guia Ebal, cujo link vocês podem encontrar na lista ao lado. E um dos colaboradores do guia, o "Don Diego", não só escaneou como tratou as páginas com competência. 

Com todo o serviço feito, só restou a esse humilde escriba apagar as paginas extras que a ebal colou a edição, e deixá-la similar, sem tirar nem pôr, ao original norte-americano, tal como foi lançado em maio de 1938!

Prepare-se para uma verdadeira viagem no tempo! Uma época onde os gibis norte-americanos tinham 68 páginas, e traziam vários personagens e histórias diferentes em suas páginas. E custavam apenas 10 cents!

5 comentários:

  1. Matou, Nano!... Matou e Enterrou! eheheheh... simplesmente Espetacular! É só o que posso dizer... conferindo, irmão!

    ResponderExcluir
  2. Nano, voce quer me matar do coração cara, que preciosidade meu amigo esse Don Diego foi no fundo do bau maravilhoso parabens...

    ResponderExcluir
  3. Blz Nano!!! Essa edição é histórica, são os primórdios, cara, se superou!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  4. Sem palavras, simplesmente épico!!

    ResponderExcluir
  5. Agradeço a todos que me permitiram apreciar esta maravilha da banda desenhada. Coloco, no entanto 3 questões:
    PRIMEIRA - Seria possível ver as edições seguintes da Action Comics?
    SEGUNDA - Seria possível uma publicação cronológica de todas as obras da DC, à semelhança do que se fes com a Marvel, em http://indicemarvel.blogspot.pt?
    TERCEIRA - Seria possível ter as obras de heróis anteriores ás DC e Marvel? Lembro-me de um herói de nome O Aranha, que usava um veículo aéreo de forma cilíndrica, e que passa de criminoso a herói. Lembro-me de um "Fishboy", um garoto que respira debaixo de água, e nada tem que ver com Namor e Aquaman. Lembro-me de um "Noneme", ser cuja mente salta de corpo sintético para corpo sintético, à medida que os anteriores são danificados. E tantos mais, da chamada Era de Ouro da BD/Quadrinhos.

    ResponderExcluir