quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

Four Color 29 - Carl Barks cria seu primeiro clássico com o Pato Donald!

 



Clique AQUI para baixar


Então é natal, e o que você fez? Infelizmente a correria está grande por esses tempos, então vários projetos ainda estão inconclusos. Mas pra não deixar vocês por tanto tempo sem postagens, vai mais uma "Four Color", uma das revistas em quadrinhos mais vendidas na Era de Ouro dos Quadrinhos, com lançamento quase semanal, sempre trazendo personagens diferentes, entre eles, justamente os tão populares astros da Disney. 

Depois de Four Color # 9 (já publicada aqui), Carl Barks passou a fazer histórias do Pato Donald em "Walt Disney's Comics and Stories" (uma revista mais complicada de fazer, porque são só 10 páginas de Donald e muitos contos em prosa). Enquanto o material da Disney em Four Color em geral a Editora Abril publicou na íntegra, na Walt Disney'a Comics and Stories há muitos "buracos" de coisas que a Abril não ligava em publicar. 

Por isso vamos direto a Four Color nº 29, com a clássica história "O Anel da Múmia" (além de outras duas do Donald), que foi a primeira publicação de Carl Barks no Brasil, quando a Ebal a trouxe no número 04 de "Seleções Coloridas", em 1946. Note que o "seleções coloridas" foi a forma que a Ebal achou pra batizar uma revista que nos eua se chamava "Quatro Cores".

"Four Color" era também uma revista teste, por isso o nome do protagonista dominava a capa. Não por acaso, quando o personagem após vender bem em Four Color sucessivas vezes, ganhava sua própria revista, ela iniciava sua numeração contando os números da Four Color. Por isso a revista do Pato Donald começou no número 26, eles contavam as 25 edições anteriores de Four Color. 

Você provavelmente já conhece as histórias nessa edição. O que talvez não saiba é que originalmente esse conjunto de três histórias integrava uma mesma edição (a Abril com efeito publicou elas separadas até na coleção "O Melhor da Disney", em 2005). O que apresentamos aqui é a forma como foi publicada pela primeira vez nos EUA, em 1943, em 68 páginas, no formato maior que as revistas tinham então. Bom divertimento.