quinta-feira, 31 de outubro de 2013

O dia em que Flash encontrou Julius Schwartz


Clique AQUI para baixar

Scans, restauração, edição da capa: Nano

E o Flash volta ao nosso blog com uma história muito especial! É raro ver uma homenagem a essa figura tão relegada a segundo plano, mas importante nas histórias em quadrinhos quanto é a do editor.

Mas quando se trata de um editor como JULIUS SCHWARTZ, nenhuma homenagem é pequena. Arquiteto da Era de Prata dos Quadrinhos, foi graças a Schwartz que as revistas de super-heróis voltaram a moda na segunda metade dos anos 50, proporcionando o nascimento da própria Marvel nos anos 60!

Nessa história escrita por Gardner Fox, o Flash vai parar pela primeira vez numa terra paralela muito peculiar que conhecemos muito bem... a nossa própria Terra, a Terra Primordial!

Essa edição marca a primeira "aparição" da Terra Primordial (supostamente a nossa Terra) de onde viria inclusive um certo Superboy Prime... E também o encontro do Flash Barry Allen com... Julius Schwartz! Diretamente dos escritórios da DC Comics, em Nova Iorque!

Em suma, baixe e se divirta com mais essa aventura direto dos psicodélicos anos 60.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

Um passeio pelas linhas inimigas!


Clique AQUI para baixar

Tradução: Nano Falcão
Diagramação: Digaun

Enfim, mais uma edição do irascível Sargento Fury e seu Comando Selvagens, com suas aventuras cheias de ação direto dos dias da 2ª Guerra Mundial! 

Nessa aventura, a trupê de Nicholas Fury dará um verdadeiro "passeio" pelas linhas inimigas da Alemanha Nazista, mostrando como uma "simples" missão de resgatar refém pode ficar complicada quando tudo dá errado! E quem disse que apenas a sorte sorri para os selvagens?

Queria agradecer ao Digaun por diagramar essa revista tão rapidamente, apesar de eu me sentir forçado a deixá-la de "molho" por alguns dias, eheh. Afinal haviam outros lançamentos na fila e a gente não gosta de lançar tudo de uma vez pros nossos leitores não "morrerem do coração" (mentira. a gente é malvado mesmo e quer fazer todos esperarem, uahahahahahah). 

Mas chega de conversa, e prepare-se para se divertir como nunca lendo essa história até então INÉDITA no Brasil, cortesia da equipe ERA MARVEL! Indo onde nenhuma editora brasileira jamais esteve!

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

O Adeus do Tocha Humana a Strange Tales


Clique AQUI para baixar

Tradução: Nano Falcão e Deadpool
Diagramação: Homem Sem Medo
Revisão: Torak
Edição da capa e finalizações: Nano


Em 2011 começava uma odisséia que levaria a criação do grupo "Era Marvel". Tinhamos já lançado a primeira aventura do Homem de Ferro em Tales of Suspense, a primeira do Thor em Journey into Mystery, e até a primeira do Homem-Formiga em Tales to Astonish! Mas havia um herói insuspeito que teve sua própria série no início da Era de Prata e era mais do que apenas um membro coadjuvante na (então) principal equipe de heróis da casa.

O TOCHA HUMANA se tornou o carro-chefe da Strange Tales, revista que até então era uma antologia de ficção científica e fantasia, no número 101, tendo ali publicadas suas aventuras solo. É isso mesmo, o Tocha Humana já chegou a ser o membro mais popular do Quarteto, e um personagem que tinha suas próprias aventuras antes mesmo do Homem-Aranha ganhar sua revista, do Homem de Ferro e do Demolidor aparecerem!

Não era tão estranho assim. Afinal o TOCHA HUMANA era um dos principais astros da antiga Timely, a editora que se tornaria a Marvel nos anos 60, tendo sido criado por Carl Burgos em 1939 e principal atração da Marvel Mystery Comics, além de depois ganhar revista própria! Ele era então um andróide criado em laboratório que chegou a ter um parceiro-mirim, o Centelha. No final dos anos 40, os super-heróis saíram de moda, e o Tocha Humana original caiu no limbo dos super-heróis.

Mas com o início da Era de Prata, em 1956, eles voltaram a moda novamente. E uma das novidades era reformular antigos personagens. Foi o que fez a DC, que criou um novo Flash, um novo Lanterna Verde, um novo Gavião Negro, só pra citar alguns.

Então quando Stan Lee & Jack Kirby criaram o Quarteto Fantástico em 1961, decidiram também reformular um dos antigos heróis esquecidos. E escolheram o Tocha. Só que agora ele seria humano, e mais, seria um adolescente. Alguém com quem parte do público leitor poderia se identificar. Um jovem comum que curtia carros e garotas, e que adorava ser um super-herói. 

Então era questão de tempo o Tocha Humana ter sua própria série, que estreou em outubro de 1962 em Strange Tales 101. O Doutor Estranho apareceria somente no número 110, como atração "back-up". Mas com o tempo, outro adolescente roubou os holofotes: ao contrário do Tocha, um jovem com problemas sociais, dificuldades com as garotas e pobre demais para andar as voltas com carrões. Não por acaso ele e o Tocha acabariam se estranhando inicialmente, porque as diferenças entre eles eram imensas. Seu nome, se você ainda não sacou, era PETER PARKER, o Homem-Aranha!

As histórias do Tocha foram perdendo a popularidade em Strange Tales e as vendas da revista devem ter começado a fazer água. Ou talvez também pese o fato que em 1965 Stan Lee decidiu dar ouvidos a muitos leitores que questionavam como Johnny e o Coisa (com que o herói passara a fazer dupla um ano antes) podiam estar na Strange Tales no meio de aventuras em mais de uma edição que aconteciam no Quarteto Fantástico? O mesmo era questionado sobre Homem de Ferro, Gigante, Thor e Capitão América, membros dos Vingadores. Hoje em dia parece lógico que são momentos cronológicos diferentes, mas naquela época não era tão lógico assim. Lembrem-se que continuidade era um conceito relativamente novo nas histórias em quadrinhos.

Pra piorar as coisas, Stan estava começando a estender as histórias, que durariam mais de uma edição. Agora com histórias em continuação ficava mais dificil explicar como heróis no meio de uma batalha em Vingadores ou Quarteto Fantástico podiam ter aventuras solos em outras revistas - e que essas também fosse com continuação. Então eles adotaram em meados de 65 uma solução radical (e que felizmente não durou muito): nenhum herói com série solo faria parte de uma equipe. Com exceção do Capitão América, mas isso porque em Tales of Suspense estavam publicando aventuras suas na Segunda Guerra Mundial, ou seja, era uma linha de tempo diferente do presente, onde ele tinha histórias nos Vingadores. 

Assim o Tocha Humana e o Coisa tiveram que sair da Strange Tales para dar lugar a outra atração que faria sucesso na segunda metade dos anos 60 - no auge da moda James Bond! 

Essa é a última história do Tocha Humana em Strange Tales e completa um ciclo. Nós da Era Marvel estamos orgulhosos em termos terminado mais essa série: foram 34 edições na íntegra, não só com as histórias solo do Tocha na Era de Prata, como também trazendo todas as atrações "back-ups" da revista. Traduzi as 10 primeiras edições, com exceção da 103 feita pelo Edgar Panza (fiz as back-ups dessa também, entretanto). Depois tive que largar a publicação para tomar conta de tantas outras da sempre crescente linha da Marvel naqueles tempos. Uma penca de gente passou pelas páginas dessa revista, que temo até esquecer alguém (e se eu esquecer, me desculpem): Dubinho, Pauldoxa, Ronaldo rrb, Mr. ACDC, Aquiles Grego, Eduardo Silva, Fábio Torak, Karlus, Raniery Silva, Deadpool, Kiko Cabral, Homem Sem Medo, Jihad, Aldebaram, eu tenho certeza que ainda estou esquecendo alguém, rsrs. Lembrando sempre que todas essas edições você pode encontrar na "Cronologia Marvel" no link ali do lado.

E já que eu acendi a luz, hora de apagar. Mas isso não é um fim, apenas uma página virada. Agora chega de papo e boa leitura!

domingo, 27 de outubro de 2013

Clássicos da Marvel!

Clique AQUI para baixar

Tradução: Panini, Mr. ACDC e Nano Falcão
Diagramação: Panini, Mr. ACDC e Nano Falcão
Digitalização: Ton, Merh@j e Milton

Com vocês, mais uma edição da MARVEL TALES, a revista de republicações da Marvel nos anos 60. Ela traz histórias bem conhecidas pela maioria dos leitores, creio eu. Mesmo assim, uma das razões que decidimos fazê-la é publicar no HQ Vintage hqs memoráveis que merecem estar aqui, mas já foram postadas por outros excelentes fóruns, sites e blogs. Mas apenas repostar coisas lançadas não faz parte do objetivo do HQ Vintage, mas sim produzir coisas "novas". Mesmo que seja, como nesse caso, "requentadas", eheh. 

Marvel Tales Anual 02 foi publicada no verão de 1965, e traz nas suas páginas a primeira história e origem dos Vingadores; a primeira história dos X-men; a origem do Doutor Estranho; a primeira aparição do Mestre do Picadeiro; e uma história até agora INÉDITA no Brasil (você vai ter que baixar a revista para descobrir, já que nem na capa é revelado seu conteúdo, eheh).

Todos os scans escolhidos para compô-lo tem qualidade masterworks, ou seja, as cores estão restauradas, já que se tratam de reimpressões de luxo do material antigo da Marvel. As traduções estão na íntegra, sem cortes, e as diagramações feitas com aquele esmero que você já conhece!  Então, se você ainda não leu essas histórias aproveite para baixar, e se você já leu, baixe assim mesmo, pelo menos a título de curiosidade de ver como foi mais essa publicação da Marvel nos anos 60. Enjoy!

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Aventuras inéditas do Superman!


Clique AQUI para baixar

Tradução e Letras: Nano Falcão

Hoje vamos postar algo diferente do que geralmente publicamos aqui no HQ Vintage. Ao invés da Era de Ouro ou de Prata, vamos pra'quele período depois de Crise nas Infinitas Terras que gosto de chamar de "Era de Cobre" dos quadrinhos! 

Fiz essa edição por um bom motivo (na verdade mais de um). O principal deles é que se trata de uma história inédita no Brasil, pulada pela Editora Abril. Se trata nada mais nada menos que a estréia do desenhista Dan Jurgens no personagem, o qual teria grandes momentos sob sua batuta, como por exemplo, a sua "morte".

Eu percebi que essa revista existia quando já era um (jovem) leitor do Superman, durante a saga "Exílio". Superman está no espaço e encontra um mundo que foi vítima de Hfuhruhurr, "Aquele que traz a Palavra", um vilão que já tinha encontrado antes e feito o mesmo com toda uma cidade norte-americana. "Peraí", eu pensei, "como é que perdi essa edição?". Tendo comprado todos os gibis antigos do Super após-reformulação de John Byrne percebi que tinha um buraco na cronologia do herói.

Então aqui está a primeira aparição de "Hfuhruhurr" (ô nomezinho complicado), um vilão criado pelo escritor Jim Starlin, sempre as voltas com histórias onde critica o fanatismo religioso e seitas coletivistas que ameaçam a individualidade humana - e não por acaso um dos meus autores preferidos. É ele quem assina o roteiro desse anual, onde Jurgens apenas desenha  - embora ele mesmo fosse reaproveitar o vilão depois em Superman 29, publicado pela Abril em Super-Homem 82, a citada história onde Superman o reencontra no espaço, durante seu "exílio".

Claro que a qualidade da arte é "masterworks", como tudo que postamos aqui. Afinal levamos o nome "Vintage" a sério, eheh. Bom divertimento. 

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

O primo de Tony Stark!


Clique AQUI para baixar

Tradução (Homem de Ferro): Merh@j
Diagramação (Homem de Ferro): Nano
Scans e restauração (Capitão América): Eudes

Enfim, eis mais uma edição da mitológica Tales of Suspense, trazendo as aventuras do "vingador dourado" e do "sentinela da liberdade" diretamente da Era de Prata dos Quadrinhos!

Nesse número, conheçam Morgan Stark, o primo vadio de Tony Stark! E com tanta gente pra ficar com dívida de jogo, foi logo cair nas mãos do Conde Nefária, que atacou nosso herói na edição anterior, e pelo visto não vai desistir do seu aparelho criador de alucinações tão cedo!

Já o Capitão América rompe o controle mental implantado pelo Caveira Vermelha, mas seus problemas estão longe de acabar na Segunda Guerra Mundial.

É emoção que não acaba mais na "Era Marvel"! Bom divertimento.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

A volta do Comando Selvagem!


Clique AQUI para baixar

Tradução: Nano Falcão
Diagramação: Digaum

O Sargento Fury e seu comando selvagem está de volta ao nosso blog, e com eles o perigoso Esquadrão Blitzkrieg do seu arqui-inimigo, o Barão Strucker! 

Direto dos dias da 2ª Guerra Mundial, mais uma aventura inédita no Brasil do Nick Fury que vale, cheia de aventura, ação, e humor, como todos aqueles que acompanham esse gibi já aprenderam a curtir.

Mais um feito da equipe Era Marvel, trazendo pra você a Era de Prata dos Quadrinhos! Bom divertimento!

sábado, 19 de outubro de 2013

X-Men: 50 Anos!



Clique AQUI para baixar

Digitalização, Restauração e edição das capas: Ton e Ale
Scans da capa, contracapa e pgs de introdução: Néia e João

Outra equipe que comemorou 50 anos de criação agora em setembro foram os fabulosos e conhecidos X-men! Também criados por Stan Lee & Jack Kirby, a primeira edição de sua revista saiu em setembro de 1963, mês de estréia dos Vingadores. A Marvel estava a toda naquele ano!

Para comemorar a data, decidimos lançar aqui também histórias extraídas da (já esgotada) Biblioteca Histórica Marvel dedicada aos personagens, cujo primeiro volume trouxe as 10 primeiras edições da revista original da equipe. Mas fizemos aqui um troço diferente, que vai agradar aqueles que querem reunir individualmente cada scan de cada edição, já que foram originalmente lançados mesmo como revistas separadas.

Baixem o arquivo que se trata de uma pasta compactada, reunindo dez arquivos cbr, ou seja, dez arquivos trazendo as dez primeiras edições dos X-men, com capa traduzida e tudo! Uma produção dos "filhos do Átomo", do fórum Só Quadrinhos, que disponibilizamos para aqueles que ainda não conhecem, ou não leram essas histórias com os scans tirados diretamente da BHM, com tradução e diagramação profissional da editora Panini.

É só baixar, descompactar, e ler onde quiser, seja no seu tablete ou computador. Boa leitura!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

50 Anos de Vingadores

Clique AQUI para baixar

Scans e Restauração: Chris Andreas

Não sei se vocês sabem, mas agora em setembro, fizeram 50 anos uma das séries mais populares e longevas dos quadrinhos: OS VINGADORES!

Criados em 1963 por Stan Lee & Jack Kirby, os Vingadores são a principal equipe de heróis da Marvel e já fizeram parte das suas fileiras praticamente quase todos os personagens da editora! 

Pra celebrar a data, resolvi postar aqui o excelente volume 2 da "Biblioteca Histórica Marvel", trazendo as edições 11 a 20 do primeiro título dos Vingadores, direto dos anos 60! Os scans foram feitos com aquela conhecida competência esmerada pelo Chris Andreas, do blog Revolução dos Quadrinhos

Antes que alguém pergunte "e a Biblioteca Histórica Marvel volume 1 com as 10 primeiras histórias"? Ela já está aqui, meus caros, só que de forma seriada, como lançada originalmente nos Estados Unidos, com capas traduzidas e tudo mais. Basta clicar na tag "vingadores" que as 10 primeiras edições feitos pelo Merh@j e por mim vão aparecer. 

Resolvi re-postar esse encadernado feito pelo Chrisandreas por várias razões, além de comemorar de alguma forma o aniversário dos Vingadores. Uma delas era atender aos pedidos que dessemos "continuidade" a sequencia das dez primeiras edições dos Vingadores que fizemos. Mas uma vez que as edições 11 a 20 foram lançadas pelo Baú da Marvel e blog do Grego parecia muito redundante fazê-lo. De qualquer forma, quem prefere baixar essas edições uma a uma, com capas em português, de forma a organizar sua "coleção digital" dos Vingadores, lembro que elas sempre podem ser baixadas no índice da "Cronologia Marvel", com link aí do lado. 

Agora, para aqueles que "tem pressa" ou querem ler todas as aventuras de uma tacada só até o número 20, eis aí a BHM/Marvel Masterworks tal como foi publicada no Brasil e nos Estados Unidos. E em breve, aqui mesmo traremos mais lançamentos e relançamentos dos Vingadores, com aquela qualidade que você já conhece. Enfim, feliz aniversário para os Vingadores, e bom divertimento!

terça-feira, 15 de outubro de 2013

A primeira reunião da Sociedade da Justiça da América!


Clique AQUI para baixar

Digitalização, Edição de Imagens e da Capa: Nano Falcão

E aqui está a prometida e clássica edição com nada mais, nada menos que o primeiro encontro da Sociedade da Justiça da América! O primeiro grupo de super-heróis das histórias em quadrinhos! Todos os demais vieram na esteira do sucesso deles! Publicado pela primeira vez em novembro de 1940, a história é resultado de uma feliz idéia do editor Sheldon Mayer e do escritor Gardner Fox.

All-Star Comics começou como uma "antologia", isso é, uma revista com várias histórias, apresentando alguns dos mais populares heróis da DC na Era de Ouro. Naquela época, os gibis tinham 68 páginas e traziam várias histórias e vários personagens. Os primeiros a ganharem "gibis solos", isso é, revistas só com histórias deles, eram Superman e Batman, que ainda assim continuavam com atração principal das revistas onde surgiram, a Action Comics e Detective Comics, respectivamente. Isso porque os seus gibis solos eram trimestrais inicialmente, enquanto as revistas mix normais eram mensais.

A All-Star foi criada para personagens que eram populares mais ainda não o suficiente para ganharem suas próprias revistas-solo. Por isso Superman e Batman não apareciam na revista, nem seria membros da Sociedade da Justiça (embora futuramente fosse mencionado que eles eram "membros honorários"). Uma regrinha interessante, já que quando Flash e Lanterna Verde ganhassem seus próprios gibis solos, tendo que sair da Sociedade, isso abriria as portas para a inclusão do Doutor Meia-Noite e Starman no time. 

Nessa primeira história, o gibi ainda funciona como uma antologia. Cada super-herói ainda vive sua própria aventura. Na verdade, a Sociedade se apresenta com uma idéia pra lá de lógica: Nada mais é que um verdadeiro CLUBE de super-heróis. Os caras se encontram e formam uma "sociedade" não pra combater inicialmente uma ameaça específica, mas para trocar experiencias com gente com os mesmos interesses e objetivos que eles (como fazem as pessoas na vida real até hoje ao redor do mundo!). 

Assim, a fundação da Sociedade é uma idéia desse ponto de vista, realista. A partir do momento que surgem super-heróis, alguns deles resolvem montar um clube. E por que não? Em volta da mesa, além de jantarem, começam a contar histórias. E assim acontece a primeira reunião da Sociedade da Justiça! Claro que logo eles agiriam juntos (na edição seguinte, por exemplo), fazendo assim da All-Star Comics um dos gibis mais épicos e movimentados dos anos 40. Aliás, será que algum dia veremos essas histórias por aqui? Quem sabe se arrumarmos ajuda pra traduzir e diagramar essas epopéias de 60 páginas... Fica aqui o apelo, eheh. 

Agora chega de lenga-lenga, baixem e curtam o gibi, que como sempre cuidamos para ele estar na integra e com qualidade. Bom divertimento. 

domingo, 13 de outubro de 2013

Aranha X Duende X Mestre do Crime


Clique AQUI para baixar

Digitalização: Ronaldo Merh@j
Edição de Imagens e da capa: Nano Falcão

Bom, pessoal, finalmente trazendo pra vocês a conclusão da história do Homem Aranha às voltas com o Duende Verede e o misterioso "Mestre do Crime", mais um bandido mascarado no universo Marvel (que não duraria muito) com pretensão de liderar as atividades criminosas em Nova Iorque (o Rei do Crime ainda não tinha dado as caras...).

Essa história tem muita ação, e pouca deixa para os problemas pessoais de Peter Parker, ao contrário do que era comum na época. Isso se explica por se tratar de uma história roteirizada pelo próprio Steve Ditko, ficando Stan Lee "limitado" a contribuir na história com seus pitacos e claro, seus característicos e inimitáveis diálogos, que se tornaram sua marca registrada em qualquer revista da Marvel - independente de quem a desenhasse. 

Mas já falei demais, e aqui está uma edição vintage, com qualidade superior de uma história que até então só circulava na net com qualidade inferior da editora Abril, com seus balões cortados e edições de páginas. Aqui você vai conferir ela na íntegra, no formato original norte-americano, exatamente como foi publicada nos Estados Unidos... só que em português! Bom divertimento!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Original Superman


Clique AQUI para baixar

Scans: Nano Falcão e Eudes Honorato
Traduções e diagramações adicionais: Nano

E antes que o ano termine, não podemos deixar de dar sequencia as comemorações dos 75 anos do Superman, o primeiro dos super-heróis, com mais uma edição clássica de sua primeira revista solo lançada em 1939 - e que durou até bem pouco tempo atrás, sendo cancelada no número 714.

Superman nº 03 foi lançada em novembro de 1939 e naquela época a revista era trimestral, tendo quatro números por ano - um pra cada estação, por isso o "inverno" na capa. Essa edição traz uma sequencia de tiras que eram então publicadas nos jornais norte-americanos, e também duas aventuras antes apresentadas em Action Comics nº 05 e 06, a revista mensal onde Superman era o carro-chefe. 

Fazer essa edição foi uma verdadeira aventura, entre escanear a edição de Superman Crônicas volume 2 da Editora Panini, onde haviam as histórias até então inéditas na internet em português, reunir o material da Action Comics já escaneado pelo Eudeus Honorato (do mitológico Rapadura Açucarada), e traduzir todo o material que constava na edição original tal como ela foi publicada em 1939, inclusive as propagandas, as hqs de uma página, e os contos em prosa!

Em suma, uma edição que mostra porque "modestamente" chamamos nosso blog de HQ Vintage. Uma Super-Qualidade para um dos maiores heróis de todos os tempos. Boa diversão.

segunda-feira, 7 de outubro de 2013

A chegada de Hércules


Clique AQUI para baixar

Tradução: Neil Resenha
Diagramação: WKarols

Com vocês, mais uma edição "vintage" dos Vingadores, produzida pelo pessoal do Marvel Knights/Só Quadrinhos em parceira com o Baú da Marvel. Nesse número, Hércules se junta aos mortais mais poderosos da Terra!

Pra variar, dei uma "mexida" - como dou uma mexida em quase tudo que posto por aqui - na revista, diminuindo as margens em branco para melhorar a visualização em tabletes, pra quem gosta de ler as revistas sem precisar dar o zoom por exemplo (como se segurasse um gibi de verdade nas mãos). 

Sem muito papo por hoje, só atualizando o fórum pra mostrar que não pretendemos deixar isso aqui parado. Ainda essa semana boas novidades vão pintar por aqui. Até mais!

sábado, 5 de outubro de 2013

Manipulações mentais!

Clique AQUI para baixar

Tradução: Ronaldo Merh@j
Diagramação: Nano Falcão
Scans e restauração: Eudes Honorato

E finalmente mais uma edição da Tales of Suspense para vocês, apresentando as histórias do Homem de Ferro e do Capitão América direto da "era de prata dos quadrinhos"!

Ambas as histórias acabam de uma forma ou outra com nossos heróis com o mesmo problema: manipulações mentais! Enquanto o latinha enfrenta uma "máquina de sonhos" criada pelo Conde Nefária, o Capitão sofreu lavagem cerebral do maligno Caveira Vermelha e agora está a serviço dos nazistas!

Emoção que não acaba mais com aquela qualidade que você conhece! Bom divertimento.

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

A volta dos Vingadores


Clique AQUI para baixar

Tradução e Diagramação: Wkarols

Preparando o terreno para os novos scans que dentro em breve devemos lançar aqui dos Vingadores, hoje vamos trazer uma edição já lançada pelo grupo Marvel Knights/Só Quadrinhos numa parceira com o Baú da Marvel. Para os números anteriores, basta ir no Só Quadrinhos ou no Baú da Marvel, como em breve na Cronologia Marvel, que estarão todos lá. 

Como tudo mais por aqui, essa é uma edição vintage, ou seja, com scans retirados da Marvel Masterworks, a reimpressão de luxo das primeiras histórias do Universo Marvel. O Wkarols também caprichou na tradução e diagramação, de modo a ficar no padrão do que postamos por aqui. 

A única novidade mesmo desta nossa postagem é que decidi reduzir as margens em brancos, que na Marvel Masterworks são excessivas (é um livro em formato magazine, mas as hqs continuam no tamanho original, o famoso "formato americano). Pra quem, como eu, gosta de ler no IPAD, sem usar o recurso de zoom, pra ter a sensação de estar lendo um gibi de verdade nas mãos, a própria tela já providencia margem em branco suficiente. Então quanto menor a margem em branco dos scans na tela do I-pad, maior se tornarão a visualização dos desenhos e das letras (que é o que nos interessa).

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Demônio na Garrafa!


Clique AQUI para baixar

Digitalização e Restauração: Chesco 36
Edição de imagens e da capa; Nano Falcão

Hoje vamos relançar mais um clássico dos quadrinhos, provavelmente a história mais importante do Homem de Ferro de todos os tempos: Demônio na Garrafa, publicada pela primeira vez em novembro de 1979, mostra o empresário Tony Stark tendo que encarar seu maior inimigo: o alcool! 

Essa história foi o ápice da elogiada fase da trinca David Micheline, Bob Layton e John Romita Jr. a frente do herói. Já foi lançada anteriormente em scan pelo Baú da Marvel e Gibi HQ, mas utilizando a versão da editora Abril, que publicou em formatinho e tradução não 100% apurada. 

Em julho de 2007, a Panini Comics, atual editora da Marvel no Brasil, lançou o especial "Marvel 40 anos no Brasil", uma edição de luxo reunindo algumas das histórias preferidas pelos fãs nas quatro décadas de publicação. É claro que "Demônio na Garrafa" não poderia faltar, desta vez sendo publicada no formato original norte-americano, cores restauradas, e tradução fidedigna, sem cortes.

O Chesco, do excelente blog "Gibis Clássicos" escaneou e restaurou esse especial (Marvel 40 anos ) inteirinho, e quem quiser baixar essa pérola é só dar uma visitinha utilizando o link no banner aqui ao lado.

Utilizando esses scans que o Chesco fez, apresentamos enfim a "edição vintage" de Iron Man 128 em português, com capa traduzida e editada, para aqueles que querem ler somente essa edição em especial, ou então "guardá-la" na sua "coleção" de scans com outras revistas do Homem de Ferro. Bom divertimento.